A NR-12 Segurança do trabalho em máquinas e equipamentos, estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes nos trabalhos, sendo desde a fase de transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, limpeza, manutenção, inspeção, desativação e desmonte da máquina ou equipamento, onde define-se as técnicas e princípios fundamentais de medidas de segurança ao trabalhador, garantindo a saúde e a integridade física.

De acordo com a NR-12, todas as máquinas e equipamentos devem possuir procedimentos de segurança padronizados de inspeção a cada início de turno ou quando for utilizar o equipamento quando ele não faz parte de uma atividade rotineira.

Um check-list pode ser aplicado como ferramenta para atender a este item de segurança do trabalho.

Check-list é uma palavra em inglês, considerada que significa “lista de verificações”.

Através deste documento é possível classificar todos os componentes de segurança que devem ser inspecionados a fim de garantir que estes estão funcionando corretamente.Sendo classificados de maneira individual e com parâmetros de verificação.

Caso os itens não estiverem de acordo com os parâmetros, a máquina ou equipamento, pode ser colocado em manutenção programada, ou até mesmo ser interditado.

Essa prática sendo realizada corretamente, garante a minimização dos riscos a integridade física do colaborador que faz a operação do equipamento.

Mesmos cientes disso, existem casos onde os colaboradores acabam fazendo estes após já terem iniciado o uso da máquina ou equipamento, ou marcam os itens sem verificá-los corretamente, apenas para não serem advertidos pela liderança ou área de segurança do trabalho.

Cabe ao empregador fiscalizar e garantir que este procedimento de segurança seja cumprido, agindo de maneira consciente e atendendo aos requisitos legais.

O cumprimento deste, pode fazer a diferença no indicador de acidentes sofridos nas empresas, pois reduz de maneira exponencial a probabilidade de ocorrências.

É importante conscientizar todos os colaboradores, independentemente de seu nível hierárquico, para que cada um faça sua parte e contribua para um ambiente livre de acidentes.

 

Autor:

James Roberto da Silva

Consultor de Segurança do Trabalho