A expressão “piloto automático” descreve um estado da mente no qual a pessoa age sem uma intenção consciente ou sem a consciência da percepção sensorial do momento presente.

 

Por exemplo você consegue dizer de que lado você começa a escovar os seus dentes? Ou você já chegou a dirigir para um lugar e nem percebeu como foi parar ali? Ou começou a comer sem se perguntar se está com fome? Ou se for pegar mais pesado tem esperado a semana passar esperando a sexta-feira?

 

Talvez você até tenha ótimos resultados pessoais e profissionais. Nas redes sociais sempre está sorrindo, curtindo lugares incríveis, no entanto tem uma sensação de que sua vida poderia ser diferente.
No domingo, muitas pessoas, antes de dormir sentem uma angústia ou um aperto no peito só de pensar o que estava por vir na segunda-feira. Talvez elas não queiram ir para o lugar que precisam ir, ou mesmo encontrar as pessoas que encontrariam. Ou mesmo as atividades elas teriam que desempenhar no próximo dia e talvez não enxerguem uma alternativa, afinal a vida é assim.

Qual a primeira decisão que você toma no seu dia?

Grande parte da população decide se deve apertar ou não o botão “SONECA” do celular. É como negar começar o dia. Melhor ficar no quentinho, no mundo dos sonhos. A famosa zona de conforto.

Se isso acontece quase todos os dias você provavelmente não está vivendo a vida que gostaria.

 

Deixa-me adivinhar a sua rotina?

Depois de ter tomado sua decisão de acordar provavelmente toma o mesmo café da manhã e logo em seguida sai da sua casa e pega aquele trânsito para ir no trabalho.
Chegando no trabalho você dá bom dia para as pessoas que provavelmente estão também vivendo no automático e às vezes nem respondem ou quando respondem não olha direito nos seus olhos.
Você senta para checar seus e-mails e se perde na mundaréu de e-mails e coisas para serem respondidas quando você menos percebe já chegou a hora do almoço.
No almoço você senta com as pessoas para conversar sobre os mesmos assuntos de sempre: o salário que não está bom; os políticos que são corruptos; a educação do país; as notícias ruins da tv; os problemas da empresa;
Quando você retorna para o trabalho meio com preguiça, já inicia com uma reunião que já toma boa parte da sua tarde falando de assuntos que poderiam ser apenas um e-mail logo em seguida você já sai para uma próxima reunião sem tempo para parar.

Depois das diversas reuniões e atividades para fazer você percebe que já tem muitos outros e-mails com problemas e situações para serem respondidos além das mensagens no WhatsApp e aí você continua percebe que o dia está acabando e quando decidir voltar para casa pega de novamente um outro trânsito cheguei exausto em casa para assistir a televisão jantar ver os assuntos do Facebook Instagram em outras redes sociais e novamente dormir para começar tudo de novo no próximo dia .

 

Este piloto automático traz a percepção de que a vida está passando com o tempo e as pessoas estão vivendo como se fossem robôs atuando no dia a dia.
Retomando a pergunta do início do tópico estar no piloto automático é ruim?
Depende! Um avião depois de decolar é atingir sua altura de cruzeiro é colocado no piloto automático como uma forma de economizar a energia do piloto permitindo a ele descansar até o pouso você já imaginou como deveria ser pilotar um avião por mais de 10 horas sem o piloto automático? Além disso o avião economiza combustível sendo operado pelos sistemas de navegação.
Será que podemos replicar o mesmo em nossas vidas? Existem rotinas que exige atenção máxima quando estamos aprendendo, no entanto, com o tempo podemos automatizar essas rotinas para podermos usar melhor nosso tempo com aquilo que realmente importa.
O nosso cérebro também possui um mecanismo de economia de energia chamado gânglio basal toda vez que repetimos por diversas vezes uma ação nosso cérebro registra essa informação para podermos focar nossa atenção em outras coisas.
Quando você aprende a dirigir provavelmente teve que ficaram o tempo todo a tempo e decidindo que horas trocar de marcha tenho que lembrar de olhar o retrovisor dar seta se manter na pista e depois de um tempo esse processo passa a ser executado de forma automática .

O mesmo acontece para os hábitos ruins. Com o tempo através da repetição esses hábitos nocivos passam a ser executadas de forma automatizada como uma forma de economia nosso cérebro.

Para viver uma vida mais plena você deve descobrir o seu grande porquê.
Através desse “porquê” você começa a sonhar todos os dias de modo a transformá-lo em seu propósito. E com isso você passará a acordar com mais energia e pique para buscar vivenciá-lo, desenvolvendo novos hábitos, a cada dia. Desta forma não tem como seu dia ser o mesmo.
Procure a cada dia gerar micro resultados que te leve a conquista dos seus objetivos.
Escolha viver a vida que você merece
#vivaseudestino

Bruno Coelho